Evento vai disponibilizar 12 pets, incluindo cães com deficiência; adoções já superam metade da meta anual
Com o compromisso de promover o bem-estar animal e incentivar a guarda responsável, a Secretaria Adjunta de Proteção Animal (Sepa) já contabiliza 583 adoções de cães e gatos em 2024. Os números, registrados entre janeiro e o dia 5 de julho, são resultado das ações realizadas tanto na sede da pasta quanto em eventos itinerantes pelo município.
A próxima oportunidade para adotar um pet já tem data marcada: será neste sábado (12), das 13h às 17h, no Monte Carmo Shopping. Estarão disponíveis 12 animais — dez cães e dois gatos — entre eles, três cães com algum tipo de deficiência que esperam por um lar acolhedor e cuidadoso.
Todos os animais sob responsabilidade da Sepa são vermifugados, vacinados, microchipados e castrados — no caso dos adultos. Já os filhotes têm a castração garantida quando atingirem idade e peso ideais para o procedimento. Além disso, os pets adotados têm direito a consultas veterinárias gratuitas, além de exames de ultrassom e raio-X, mediante apresentação do termo de responsabilidade.
Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência. A secretaria recomenda que o adotante leve guia ou caixa de transporte para garantir o deslocamento seguro do animal.
A secretária adjunta de Proteção Animal, Roberta Cabral, destaca que a meta da Sepa é ultrapassar as 912 adoções registradas em todo o ano de 2023. “Temos mantido uma agenda semanal de eventos para aumentar as chances dos nossos animais encontrarem um lar seguro, afetuoso e definitivo. Quanto mais adoções realizamos, mais conseguimos reduzir o número de cães e gatos em situação de abandono na cidade”, afirma.