Iniciativa aposta na integração de dados e modernização da gestão para tornar o atendimento mais eficiente e menos burocrático
A Prefeitura de Betim deu um passo importante rumo à transformação digital da administração pública com o lançamento oficial da Fundação Beta, ocorrido na noite da última quarta-feira (2), no Teatro Municipal Newton Amaral Franco. Vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, a nova estrutura será responsável por aplicar soluções tecnológicas para otimizar a oferta de serviços públicos e integrar os sistemas de diferentes secretarias.
Com foco em gestão baseada em evidências e cruzamento inteligente de dados, a Beta pretende reduzir a burocracia, oferecer mais agilidade aos cidadãos e aprimorar os indicadores de desempenho dos programas públicos. A expectativa é de que áreas estratégicas como saúde, assistência social e educação passem a operar de forma mais integrada, compartilhando informações em tempo real para facilitar diagnósticos e decisões.
Durante o evento de lançamento, o prefeito Heron Guimarães (União Brasil) destacou que a fundação, criada originalmente em 2017 pelo ex-prefeito Vittorio Medioli, foi agora regulamentada e colocada em operação prática.
“Hoje é o dia de estreia da Beta, não de criação. O que nós fizemos foi regulamentar essa fundação. A Beta vai ser um equipamento que vai unificar as secretarias, vai ouvir a população e transformar todos os nossos equipamentos, ações e estratégias em inovação em favor da população”, afirmou Heron.
O comando da Fundação ficará sob a liderança de Nykison Linhares, que reforçou o papel da Beta como protagonista na modernização do setor público municipal:
“A Beta é a peça que vai integrar as ações da prefeitura diante da tecnologia. Com essa ferramenta, esperamos que a prefeitura seja mais ágil, mais moderna e que o cidadão perca menos tempo com burocracia ou com idas à prefeitura, que ele consiga resolver suas necessidades de forma online.”
Além da integração de sistemas, a Beta também atuará na capacitação de servidores, fomento à inovação e construção de soluções tecnológicas próprias, consolidando Betim como referência em transformação digital no setor público.
A Fundação Beta também será responsável por ampliar a comunicação entre os órgãos da prefeitura e promover parcerias com universidades, startups e iniciativas de inovação pública.
Com esse lançamento, a gestão municipal reforça seu compromisso com eficiência, transparência e inovação, consolidando uma cultura administrativa voltada para resultados concretos e melhor experiência para o cidadão.