Aguardada há mais de duas décadas pela população betinense, a construção da avenida que interligará a região do Icaivera ao centro da cidade e à Via Expressa.
A Via Icaivera está sendo executada por meio de contrapartida com diversas empresas privadas e, na primeira fase da obra, foram realizadas terraplanagem e drenagem em trecho de 1.500 metros. Agora, nesta segunda etapa, mais um trecho da avenida receberá os mesmos trabalhos para posterior pavimentação e duplicação de vias. Conforme o projeto, a pista terá 14 km de extensão, com 18 metros de largura, e 3 km de vias que serão duplicadas e revitalizadas.
Dentre as principais benfeitorias da obra estão a ligação do bairro São Luiz (às margens da Via Expressa) ao Icaivera, passando pelo bairro Itacolomi. Também serão duplicadas as ruas Taquaril e Flamboyant, no bairro Vila das Flores, para ligação direta entre o Icaivera e o Centro, passando pela avenida Edmeia Mattos Lazzarotti. Com as intervenções, o trajeto de um ponto ao outro da cidade, que leva normalmente cerca de 50 minutos, poderá ser percorrido em 15.
“Com a construção da via será criado um novo corredor de acesso para a área central da cidade e, com isso, moradores de municípios vizinhos não terão mais que passar obrigatoriamente pela avenida Marco Túlio Isaac. Além disso, quem sai do Icaivera para ir ao centro de Betim também não terá que percorrer o trajeto em uma estrada de terra, como ocorre atualmente”, explica o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas.
“Unimos oito empreendimentos privados, traçamos um plano diretor que vai preservar 70% da reserva natural do território, com mata, nascentes e outros, e destinamos cerca de 30% do espaço para ocupação”, acrescenta o secretário. Ele informa ainda que todas as intervenções necessárias para a construção da Via Icaivera devem durar, ao todo, um ano e meio.
Ainda de acordo com o secretário as obras serão divididas em cinco etapas que podem ou não ocorrer de forma simultânea. “É, sem dúvida, um grande investimento, uma ação vultuosa que veio para mudar o futuro dessa região”, pontua Marco Túlio Freitas.
“Uma obra que vai transformar a mobilidade urbana de Betim e valorizar todas essas áreas da cidade, que serão ocupadas. É mais progresso e qualidade de vida aos que vivem e transitam por toda essa região. Não é só morar. É viver com qualidade. Isso que a Via Icaivera vai proporcionar”, ressalta o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.