Golpista transfere caminhão de empresa em apenas três minutos

 
Caminhão é o único da empresa e pode ter que deixar de circular devido a irregularidades

Uma indústria de usinagem e caldeiraria do bairro Jardim Piemonte, em Betim, foi alvo de um golpe que colocou em risco o único caminhão da empresa, avaliado em cerca de R$ 400 mil. O veículo, de pequeno porte, foi transferido para o nome de um homem residente em Firmino Alves, na Bahia — mesmo sem nunca ter sido colocado à venda.

A fraude foi descoberta pela contadora da empresa, Delaine Moreira. Ela relata que, em junho, recebeu por e-mail um pedido de transferência do caminhão. Na ocasião, o gerente acionou a polícia e conseguiu barrar o processo. Porém, nesta segunda (18), a situação se repetiu. “Assim que enviei a mensagem ao gerente, notei que, em apenas três minutos, já havia um e-mail confirmando a transferência. Tudo foi feito sem vistoria, sem reconhecimento de firma e sem validação pelo gov.br”, contou.

De acordo com ela, o CPF usado na transação é o mesmo da tentativa anterior, mas os dados vinculados — como endereço e telefone — são inexistentes. Além disso, a Serasa aponta alto índice de fraude no documento.

Após procurar novamente a Polícia Civil, a empresa foi informada de que há cerca de 90 ocorrências semelhantes registradas na mesma delegacia. O caminhão já passou por vistoria e a posse legítima da empresa foi confirmada. Ainda assim, a preocupação permanece. “Tememos que, em breve, o veículo seja bloqueado ou até usado em financiamentos fraudulentos. Por isso, evitamos colocá-lo em circulação fora da cidade”, afirma Delaine.

Compartilhar