Criativo, empreendedor e um verdadeiro mãos de fada, o chefe pâtisserie, Ueslei Henriques, foi vencedor do programa de TV “Que seja doce – 6ª temporada”, no canal GNT e já coleciona mais de 3 mil alunos de confeitaria no Brasil e exterior. Nas redes sociais tem mais de 100 mil seguidores e conta com exclusividade para o Jornal do Povo, sua trajetória e desafios do ramo.
1) CONTA PARA GENTE COMO VOCÊ SE INTERESSOU PELA FABRICAÇÃO DE CHOCOLATES?
Tudo começou em 2017. Como minha mae já era uma cozinheira famosa aqui em Igarapé e eu, já tinha um conhecimento na área financeira, resolvemos então a montar um Buffet. Mas, as demandas para bolos e doces eram enormes e com essa necessidade fui me especializar. Daí par da frente fui me dedicando, melhorando ainda mais os produtos, até que consegui alcançar sucesso e continuo buscando cada vez mais.
2) SUA TRAJETÓRIA É BRILHANTE, COMENTE SOBRE OS DESAFIOS E PRINCIPAIS CONQUISTAS ATÉ AQUI?
Os desafios são grandes, trabalhar com doces nem sempre é como a maioria das pessoas imagina. Os equipamentos na sua maioria são caros, assim como os insumos e cursos, além dos ótimos profissionais que temos em nossa região. Então meus maiores desafios foram conseguir me equipar e conquistar um público que acreditasse na qualidade dos meus doces. Fui instrutor da Wilton, uma marca internacional muito famosa de confeitaria, venci um reality em 2020, tenho mais de 3.000 alunos no Brasil e exterior, atualmente sou instrutor da Cake Brasil e parceiro de algumas marcas gráficas e de chocolate. Em 2021 venci também o reality Universitário da Faculdade Promove e ganhei uma bolsa integral para o curso de Gastronomia, no mesmo ano que recebi o convite para ser o padrinho desse curso. Este ano recebi o convite para dar aula em um dos maiores eventos de confeitaria de Minas Gerais e do país, o CONFEITARMINAS que aconteceu em fevereiro e foi um sucesso!
3) COMO É SER UM EMPREENDEDOR AQUI EM IGARAPÉ?
Empreender em Igarapé requer dedicação e empenho, assim como em qualquer outro lugar do país. A cidade oferece um ambiente favorável para novos negócios, com uma economia em crescimento e uma comunidade receptiva aos empreendedores locais. Gosto muito e invisto aqui. É primordial destacar a importância de inovar e oferecer produtos de alta qualidade. Os consumidores da região são exigentes e buscam sempre o melhor, por isso, é essencial investir em tecnologia, design e matéria-prima de qualidade para conquistar a fidelidade dos clientes. Eu sempre me preocupo em levar ao meu cliente uma experiência gastronômica especial e faço isso de uma forma natural, usando produtos de alta qualidade em nossos preparos!
4) E QUAIS EXPECTATIVAS PARA A PÁSCOA 2023?
Desde a Pandemia que os clientes passaram a valorizar ainda mais produtos artesanais, eles viram a grande diferença de qualidade e sabor para um produto industrializado, com isso acredito que esta tendência fará com que está Páscoa venda até 20% mais que em 2022.
5) O QUE AS PESSOAS PODEM ESPERAR PARA ESSA PÁSCOA?
Sempre estou antenado em todas as novidades do nosso ramo que é muito dinâmico. Os ovos de colher serão tendências por alguns anos pela frente e o que será destaque é a criatividade por trás destes ovos. Este ano o ovo pudim tem se destacado, usamos uma receita onde o pudim é assado ao forno e depois vai para a casca de chocolate, é um sucesso! O Ovo trio também é tendência, são 3 minis ovos e o cliente pode experimentar 3 sabores ao invés de optar por apenas 1.
Conheça o delicioso trabalho do Ueslei
Instagram: @rosagourmetconfeitaria