Castramóvel Do Icismep Segue Promovendo O Bem-Estar E Controle Populacional De Animais

Em 2023, algumas cidades consorciadas já contrataram o serviço e aprovaram os resultados.

 

Um dos serviços que se destaca nas iniciativas oferecidas pelo consórcio ICISMEP é o “Castramóvel”. Trata-se de uma unidade móvel que leva serviços de castração a cães e gatos, contribuindo para o controle populacional desses animais e promovendo diversos benefícios para a comunidade. Por meio de sua metodologia itinerante, é possível atingir áreas críticas e de vulnerabilidade social.

 

Uma das vantagens desse serviço é que a estrutura do trailer é equiparável à de um centro cirúrgico convencional. A equipe e os equipamentos disponíveis são de extrema qualidade, proporcionando um serviço digno e altamente profissional.

 

- Publicidade -
Ad image

Para Marlene Pinto, dona de casa e moradora do bairro Vale do Amanhecer, em Igarapé, o Castramóvel do ICISMEP tem uma grande contribuição. “Nós sabemos que a castração particular é um procedimento caro e nem sempre temos dinheiro para isso. Com a presença do Castramóvel em Igarapé, tenho a oportunidade de realizar a castração dos meus animais de forma gratuita, além de receber informações importantes sobre o cuidado com meus bichinhos”, relatou.

 

O Castramóvel atua por meio de mutirões, que consistem em ações coletivas em locais pré-determinados, realizando a esterilização de um grande número de animais em um curto espaço de tempo. Além disso, por meio de campanhas de divulgação e orientação, o ICISMEP promove a conscientização sobre a saúde e o bem-estar dos animais, incentivando a guarda responsável e a adoção de práticas adequadas de cuidado.

 

Em conformidade com as diretrizes vigentes, é importante que cada município estabeleça o Programa de Registro e Identificação dos animais domésticos. Este programa, essencial para a gestão e pesquisa da população de cães e gatos, desempenha um papel fundamental na elaboração do diagnóstico e no acompanhamento das medidas de manejo populacional específicas para cada localidade. A contratação do castramóvel possibilita também este serviço.

 

Dentre os métodos utilizados, destaca-se o microchip, uma forma de identificação baseada na frequência de rádio. O microchip é inserido sob a pele do animal, contendo um código alfanumérico que pode ser facilmente lido por meio de um aparelho específico. Tal técnica assegura um código único e inalterável, garantindo a identificação permanente e precisa do animal em questão.

 

Diante dos resultados positivos alcançados até o momento, o consórcio já acumula números expressivos nas cidades em que atua. Somente este ano, em Igarapé, mais de 850 animais já foram atendidos pelo serviço. Em Crucilândia, uma média de 150. Para os próximos meses, as cidades de Abaeté e Cláudio já reservaram suas datas e aguardam com expectativa a chegada desse serviço.

TAGGED:
Compartilhar
Comentar