Município avança 7,83% em relação a 2024 e cumpre 100% dos critérios obrigatórios, segundo avaliação da Atricon.
A transparência na gestão da Prefeitura de Betim foi mais uma vez destacada por órgãos de controle. O município recebeu o selo ouro em nível de transparência pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), dentro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
De acordo com a avaliação, Betim alcançou 91,03% no índice de transparência, resultado 7,83% superior ao obtido em 2024, quando recebeu o selo prata. O município atingiu 100% dos critérios obrigatórios e 92,94% dos critérios gerais, reafirmando seu compromisso com o acesso à informação e a participação cidadã.
Segundo o prefeito Heron Guimarães, o avanço é fruto de um esforço coletivo:
“Ao longo deste ano, realizamos reuniões com todas as secretarias e órgãos da administração para apresentar a matriz do PNTP e alinhar os critérios exigidos. Isso resultou em melhorias no portal da transparência e nos documentos oficiais, elevando o padrão de acesso à informação. Criamos a Secretaria Municipal de Compliance para fortalecer a transparência e seguimos agora em busca do selo diamante.”
O ranking completo dos municípios será divulgado no final do ano, no portal Radar da Transparência Pública.