Obras de Extensão da Via Expressa Serão Licitadas Ainda Neste Semestre

 
Via principal e túnel de acesso, pela 381, do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha compõem primeiro trecho da extensão. Foto: Guga Ribeiro/Prefeitura de Betim
Via principal e túnel de acesso, pela 381, do Parque Industrial Logístico Joseph Bacha compõem primeiro trecho da extensão. Foto: Guga Ribeiro/Prefeitura de Betim.

O projeto de extensão da Via Expressa de Betim avança e deve ser licitado ainda neste semestre. A iniciativa ganhou novo impulso com o apoio do governo estadual, anunciado no início da semana. A ampliação de 14 km conectará a Via Expressa de Belo Horizonte ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, com um investimento estimado em R$ 24 milhões.

De acordo com o secretário estadual de Governo, Gustavo Valadares, a obra será financiada com recursos do Acordo de Reparação da Vale e trará impacto positivo para a região. “Esse projeto é fundamental para o desenvolvimento de Betim, Brumadinho e cidades vizinhas, além de proporcionar mais comodidade e agilidade para os turistas que visitam o Inhotim diariamente”, destacou. A secretária estadual de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, complementou: “A iniciativa facilitará o deslocamento entre os municípios atingidos, beneficiando a população e impulsionando a economia local”.

Detalhes da Obra

Segundo a prefeitura de Betim, a nova via terá 23,2 metros de largura, incluindo duas pistas de 10,3 metros em cada sentido e acostamento de 2,5 metros. No território municipal, a Via Expressa se estenderá do viaduto do bairro São Luís até o entroncamento com a BR-381, no Dom Bosco. A obra visa otimizar o fluxo de trânsito, reduzindo a sobrecarga na rodovia Fernão Dias e no Anel Rodoviário.

O projeto foi viabilizado a partir de dois parcelamentos de solo já aprovados. O primeiro envolve o Parque Industrial Logístico Joseph Bacha, cujo primeiro trecho, de 3,1 km, foi concluído em setembro de 2023, incluindo uma via principal e um túnel de acesso à BR-381. Os próximos cinco trechos, somando cerca de 6 km, se estenderão até as imediações do novo aeroporto de Betim, passando pelo entroncamento com a avenida Fausto Ribeiro, no bairro Bandeirinhas. O projeto também prevê a construção de uma trincheira para atravessar a avenida.

Atualmente, 800 metros desse trajeto estão em fase de terraplanagem, sob responsabilidade de um empreendedor privado. No entanto, outros 3,62 km ainda aguardam financiamento. “A continuidade da Via Expressa é estratégica para conectar o complexo industrial e logístico ao aeroporto e à MG-155. Estamos trabalhando para viabilizar as intervenções necessárias, priorizando a segurança e a fluidez do tráfego”, afirmou Bárbara Gomes, secretária municipal de Ordenamento Territorial e Habitação.

Impactos Positivos

A obra também inclui a duplicação da MG-155 (entre a BR-381 e Mário Campos) e da MG-040 (até Brumadinho), além da construção de um contorno para desviar o tráfego da área central de Mário Campos.

Para o prefeito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), a ampliação da Via Expressa é um divisor de águas para o desenvolvimento regional. “Essa obra facilitará o acesso ao Inhotim, um dos maiores patrimônios culturais do país, impulsionando o turismo e fortalecendo a economia local. Além disso, melhora significativamente a infraestrutura viária de Betim, atraindo novos empreendimentos e investimentos. Com o novo complexo viário, teremos mais segurança, conforto e agilidade para quem transita pela região, beneficiando toda a população”, concluiu.

Compartilhar