A Prefeitura de Betim começa, na próxima segunda-feira (4), a Campanha Estadual de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. O objetivo da ação, que acontece até o dia 29 de novembro, é atualizar a caderneta de vacinação de quem, por algum motivo, deixou de receber doses previstas no Calendário Nacional de Vacinação. As vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Um dos destaques da campanha será o “Dia D”, no sábado, dia 23 de novembro, quando todas as UBSs estarão abertas para atender a população, também das 8h às 17h. O Vacimóvel também contribuirá para o sucesso da ação, com atendimentos de acordo com sua programação semanal, que será divulgada no portal da prefeitura.
Os pais ou responsáveis que levarem seus filhos para a vacinação devem apresentar documento de identificação, além da identidade e do cartão de vacinas da criança. As doses que estão em atraso ou que ainda devem ser aplicadas, conforme o calendário, serão disponibilizadas pelos profissionais de saúde.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane Fonseca, reforça a importância das vacinas na prevenção de doenças imunopreveníveis. “Manter a vacinação em dia é essencial para proteger a saúde de nossas crianças e adolescentes, além de contribuir para um ambiente mais seguro e livre de doenças”, afirmou.
Mudança no esquema vacinal contra a poliomielite
A partir de 4 de novembro, o Ministério da Saúde implementa uma alteração importante no esquema vacinal contra a poliomielite. A tradicional vacina oral, conhecida como “gotinha”, será substituída pela vacina inativada poliomielite (VIP), que é aplicada por injeção. Essa mudança, adotada com base em estudos científicos e recomendações internacionais, visa tornar o esquema vacinal ainda mais seguro. A partir de agora, as duas doses de reforço com a vacina oral serão substituídas por uma única dose da vacina injetável.
Novo esquema vacinal contra a poliomielite:
- 2 meses: 1ª dose de VIP
- 4 meses: 2ª dose de VIP
- 6 meses: 3ª dose de VIP
- 15 meses: dose de reforço de VIP
Cobertura vacinal em Betim
A cobertura vacinal na cidade de Betim tem alcançado bons resultados para algumas vacinas, com destaque para a BCG, Hepatite A e B, e a Tríplice Viral (dose 1), que superaram as metas estipuladas pelo Ministério da Saúde. No entanto, a cobertura vacinal de outros imunizantes ainda está aquém do esperado, e a Prefeitura segue com o esforço para garantir que todas as crianças e adolescentes recebam as vacinas necessárias para proteção da saúde pública.
Cobertura vacinal até setembro de 2024:
- Vacinas para menores de 1 ano:
- BCG: 102,27%
- Hepatite B (menores de 30 dias): 102,43%
- Pentavalente: 84,19%
- Poliomielite: 84,64%
- Pneumocócica: 83,4%
- Meningocócica C: 78,86%
- Rotavírus: 84,06%
- Febre Amarela: 88,51%
- Vacinas para crianças acima de 1 ano:
- Poliomielite (1º reforço): 51,80%
- Tríplice Viral (1ª dose): 129,49%
- Tríplice Viral (2ª dose): 72,54%
- Pneumocócica (1 ano): 72,94%
- Meningocócica C (1 ano): 59,37%
- DTP (1 ano): 75,34%
- Varicela: 49,75%
- Hepatite A: 96,88%
A Prefeitura de Betim reforça o compromisso com a saúde pública e convida os pais e responsáveis a não deixarem de atualizar o cartão de vacinação de seus filhos, garantindo a proteção contra diversas doenças.